Por ter sido a primeira região a ser colonizada por portugueses nasceu de uma mistura incrível da população nativa, acompanhado dos africanos trazidos na época como escravos e dos portugueses como colonizadores.
Com influências indígenas, africanas e europeias se originou a cultura nordestina que tem suas variações de estado para estado. Com bastante variedade a culinária nordestina se apoia basicamente em ingredientes típicos como a mandioca, carne de sol (carne seca ou charque), tapioca, Frutos do mar e peixes, que são bem comuns na culinária do litoral. Já no sertão predomina o uso da carne bovina, caprina e ovina.
As diferenças não estão somente nos pratos e sim em como são preparados. No Maranhão, destacam-se o cuxá, o arroz de cuxá, o bobó, o peixe pedra e a torta de camarão, bem ao estilo maranhense. Algumas comidas típicas da região são: o baião-de-dois, a carne-de-sol, o queijo de coalho, o vatapá, o acarajé, a panelada e a buchada, a canjica, o feijão e arroz de coco, o feijão verde e o sururu, assim como vários doces feitos de mamão, abóbora, laranja, etc.
Essas delícias tradicionais do nordeste você pode provar aqui no Epicurista!